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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

EITERER, Carmem Lucia; DIAS, Jacqueline D'arc  e  COURA, Marina. Aspectos da escolarização de mulheres na EJA. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.161-180. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p161.

Fundamentando-se na pesquisa de natureza qualitativa, realizada por meio de entrevistas com 14 mulheres, mães de crianças pequenas matriculadas na Educação de Jovens e Adultos no nível fundamental, em instituições de ensino tradicionais e reconhecidas (uma pública e uma privada) de Belo Horizonte, neste artigo serão discutidos aspectos relativos à escolarização e seus efeitos no âmbito familiar a luz de contribuições teóricas do campo de estudos de gênero. Considerando a divisão por gênero das responsabilidades do trabalho doméstico na sociedade brasileira, debate-se a sobrecarga de atividades que se impõe à mulher mãe trabalhadora. Para tal, examinasse a sua condição de escolarização, bem como a relação com a escolarização dos filhos e a cultura escrita familiar. Evidencia-se como resultado o esforço de negociação que empreendem a fim de garantir sua possibilidade de se matricular na escola e as dificuldades que enfrentam para acompanhar a escolarização dos filhos na sua tríplice condição de mãe, trabalhadora e estudante.

Palavras-chave : Gênero; Educação de Adultos; Letramento..

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