SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Aspectos da escolarização de mulheres na EJASoftware Livre e Educação: uma relação em construção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

ALVES, Miriam Fábia  e  COSTA, Cláudia Borges. A formação continuada dos docentes do Proeja/FIC/Pronatec na Rede Municipal de Goiânia: os desafios do fazer coletivo. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.181-201. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p181.

Este artigo pretende discutir a experiência do Proeja/FIC/Pronatec na rede municipal de Goiânia, destacando a formação continuada dos docentes e os desafios do fazer coletivo na implementação de um programa que objetiva a formação geral integrada à educação profissional, para jovens e adultos do ensino fundamental. A pesquisa conta com o acervo documental e bibliográfico e tenciona problematizar o papel da formação continuada na implantação desse fazer pedagógico na rede municipal de Goiânia. Essa ação conta com a participação efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. O programa está sendo implantado em dez escolas da rede municipal da educação que retomam uma tradição de formação e fazer coletivo que abre possibilidade para a sustentação de uma política de formação geral integrada à educação profissional para jovens e adultos trabalhadores.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Formação Continuada; Educação Profi ssional..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )