SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1The continued education of the teachers of Proeja/FIC/Pronatec on the municipal network of Goiânia: the challenges of the collective makingThe adaptation of immigrant students: important factors for education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

BONILLA, Maria Helena Silveira. Software Livre e Educação: uma relação em construção. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.205-234. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p205.

Laboratórios com Linux Educacional, um software livre, estão chegando às escolas públicas e a maioria dos professores não sabe como interagir com os ambientes. Muitos acreditam que esses sistemas e aplicativos são mais difíceis de operar, menos eficientes e de menor qualidade que o proprietário mais divulgado. Isto se deve ao desconhecimento sobre o que é e quais os princípios, propriedades e potencialidades dessa tecnologia. Em vista dessa dificuldade enfrentada pelos professores, o artigo busca explicitar o que é um software livre, como ele chega ao Brasil e se torna política pública, suas potencialidades para a educação e a importância da formação dos professores, buscando auxiliá-los a interagir com os ambientes com um pouco mais de conhecimento, desmistificando falsas ideias veiculadas pela mídia e pelo mercado e, dessa forma, contribuir para que a relação entre software livre e educação possa se fortalecer.

Keywords : Software Livre; Formação de Professores; Políticas Públicas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )