SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Free Software and Education: building a relationshipImage in Pedagogical Documentation: communication integration in teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

MUNARO, Jacqueline Graff. Adaptação dos estudantes imigrantes: fatores importantes para a educação. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.237-255. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p237.

O presente estudo analisa a integração dos estudantes imigrantes, residentes na Espanha, assim como as atitudes em relação à imigração por parte dos estudantes espanhóis, a partir de variáveis psicossociais. O objetivo principal foi descrever o processo adaptativo e identificar variáveis que possam servir para uma ação educativa concreta. O marco teórico da aculturação e a identidade étnica são do autor Berry. Realizou-se um estudo descritivo e correlacional com uma metodologia quantitativa e qualitativa. Os participantes eram adolescentes de 12 Institutos da província de Salamanca em duas amostragens: 516 autóctonos e 73 imigrantes procedentes de América Latina, África do Norte e Central e de Oriente (total de 589). Foram realizadas entrevistas (imigrantes) e questionários para ambos os grupos. Utilizou-se a comparação de médias para analisar a amostragem dos espanhóis e imigrantes por separado e depois em conjunto a partir das variáveis comuns. Realizou-se uma análise de conteúdo das entrevistas para conhecer a apreciação do novo país e suas expectativas do futuro. Os resultados dos espanhóis em relação à imigração foram favoráveis. Esses fatores estão relacionados com variáveis psicossociais importantes para a ação educativa: a empatia, clima de classe, a importância percebida de contato e autoestima.

Keywords : Integração Escolar; Imigrantes; Educação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )