SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Adaptação dos estudantes imigrantes: fatores importantes para a educaçãoA condicionalidade de educação dos programas de transferência de renda: uma análise crítica do programa Bolsa Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

SILVA, Karin Patricia da; BERTOMEU, Virginia Pereira Cegato  e  BERTOMEU, João Vicente Cegato. A Imagem na Documentação Pedagógica: a integração da comunicação na formação do professor. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.257-284. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p257.

Este artigo tem como objetivo dialogar a respeito da utilização consciente das imagens na Documentação Pedagógica. Procurou-se situar a visão da Pedagogia e da Comunicação em relação ao uso de imagens, considerando a intersecção dessas áreas, com o intuito de estabelecer um diálogo potente entre o produtor de imagens e o espectador. Foi apresentada uma prática desenvolvida através de estudo de caso e, com base nessa experiência, foram apontadas as novas tendências de inovação sobre a prática do registro reflexivo do professor, procurando compreender o processo de construção da imagem como elemento de comunicação presente na educação e a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas em salas de aula e nos processos educacionais.

Palavras-chave : Documentação em Educação; Fotografia; Tecnologia Educacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )