SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1The conditionality of the education programs of income tranfer: a critical analysis of the program Bolsa FamíliaViolence against professor in teachers social representations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

QUARTIERO, Elisa Maria  and  SILVA, Karina Bernardes de Oliveira e. Docência e Educação a Distância. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.315-332. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p315.

O artigo apresenta uma discussão acerca da docência na modalidade a distância e é parte de uma pesquisa de mestrado. Aqui analisamos o conceito de docência presente entre professores, equipe pedagógica e estudantes e sua configuração no curso de licenciatura em Letras Espanhol oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no contexto do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa baseada no estudo de caso e foram utilizados questionários e entrevistas como instrumentos de coleta de dados. Os dados permitem afirmar que o curso de Letras Espanhol EaD/UFSC tem como base o trabalho colaborativo e todas as funções profissionais exercem, em alguma medida, influência no processo de ensino-aprendizagem. A docência no curso está constituída pelos professores da disciplina, tutor a distância/UFSC e tutor presencial/polo, dentro de uma organização ainda hierárquica das funções.

Keywords : Docência; Educação a Distância; Tutor..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )