SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1A condicionalidade de educação dos programas de transferência de renda: uma análise crítica do programa Bolsa FamíliaViolência contra o professor nas representações sociais de docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

QUARTIERO, Elisa Maria  e  SILVA, Karina Bernardes de Oliveira e. Docência e Educação a Distância. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.315-332. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p315.

O artigo apresenta uma discussão acerca da docência na modalidade a distância e é parte de uma pesquisa de mestrado. Aqui analisamos o conceito de docência presente entre professores, equipe pedagógica e estudantes e sua configuração no curso de licenciatura em Letras Espanhol oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no contexto do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa baseada no estudo de caso e foram utilizados questionários e entrevistas como instrumentos de coleta de dados. Os dados permitem afirmar que o curso de Letras Espanhol EaD/UFSC tem como base o trabalho colaborativo e todas as funções profissionais exercem, em alguma medida, influência no processo de ensino-aprendizagem. A docência no curso está constituída pelos professores da disciplina, tutor a distância/UFSC e tutor presencial/polo, dentro de uma organização ainda hierárquica das funções.

Palavras-chave : Docência; Educação a Distância; Tutor..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )