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Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira  y  FREITAS, Itamar. Políticas e práticas da história escolar no ensino médio do Brasil: a interdisciplinaridade em debate. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.2, pp.429-451. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p429.

A questão da interdisciplinaridade é uma nova e específica demanda que se coloca para a formação de professores. Como, então, efetivá-la nas áreas de História e de Geografia, quando as mesmas são confundidas com os antigos Estudos Sociais? Este texto pretende narrar a introdução da proposta de Estudos Sociais, intermediada pela Escola Nova, e a sua posterior permanência na educação brasileira durante o século XX. Em seguida, apresenta e discute a abordagem da interdisciplinaridade nos documentos que orientam o Ensino Médio no Brasil entre 1998 e 2013. Para tanto, analisa a bibliografia e os documentos oficiais que referenciam a questão e, a partir deles, propõe algumas hipóteses para a tão conflituosa discussão sobre a inserção da interdisciplinaridade na educação básica, embora amplamente defendida na academia.

Palabras clave : Ensino de História; Interdisciplinaridade; Ensino Médio.

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