SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2O ensino médio brasileiro em questão: integração curricular e formação de professoresA formação de professores em didática da história: os modelos de formação e propostas para o desenvolvimento profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

GATTI JUNIOR, Décio. Em busca da articulação entre compreensão empática, sensibilidade e dimensão dialógica: contribuições para o ensino da história no ensino médio brasileiro. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.2, pp.475-495. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p475.

Este artigo traz uma reflexão em torno da articulação entre compreensão empática, sensibilidade e dimensão dialógica, com desdobramentos que poderiam contribuir para mudanças na concepção e nas práticas do ensino escolar da disciplina de História, em especial, no Ensino Médio. Nesta reflexão, buscou-se abordar os caminhos que poderiam contribuir para a superação das dificuldades tradicionalmente encontradas para atender duas dentre as quatro finalidades propostas para o Ensino Médio Brasileiro e que estão dispostas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, a saber: preparação para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento pessoal. A partir desta problemática, procurou-se efetivar uma pesquisa bibliográfica que localizasse autores e textos que poderiam dar suporte ao enfrentamento da referida questão. Conclui-se que há necessidade de oportunizar a compreensão empática da historicidade expressa na vida, por meio da introdução nas práticas de sala de aula da ideia de sensibilidade tomada como o estabelecimento de uma dimensão dialógica da vivência comunicativa que permita a percepção de diferenças e de semelhanças entre os sujeitos da conversação em torno da compreensão do mundo histórico.

Palavras-chave : Ensino de História; Ensino Médio; Escola.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )