SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2In search of articulation among empathetic understanding, sensitivity and dialogical dimension: contributions to the teaching of history in Brazilian high schoolThe progression of the historical knowledge in basic education: dilemmas in the transition between basic and high school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

MIRALLES MARTINEZ, Pedro; SANCHEZ IBANEZ, Raquel  and  ARIAS FERRER, Laura. A formação de professores em didática da história: os modelos de formação e propostas para o desenvolvimento profissional. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.2, pp.497-519. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p497.

Neste artigo de reflexão teórica, apresenta-se, em primeiro lugar, o estado da questão sobre o perfil profissional do professor da Educação Infantil, Primária e Secundária sobre o ensino de história. Comparam-se os resultados dos questionários realizados aos professores pelos organismos da Administração Estatal Espanhola e os resultados de alguns trabalhos realizados por equipes de investigação. Na segunda parte deste artigo, assinala-se o déficit de conhecimentos históricos dos alunos dos Graus de Educação Infantil e Primária da Universidade de Murcia (UMU), a partir dos primeiros resultados obtidos da investigação, iniciada em 2013, pelo grupo de investigação de Didática das Ciências Sociais da UMU. Trata-se de uma investigação de tipo qualitativo sobre as ideias prévias dos alunos a respeito de acontecimentos relevantes da história da Espanha, realizada a partir de questionários com perguntas semiestruturadas e abertas para os alunos. As conclusões destas investigações sugerem que algumas fraquezas na formação académica dos professores de uma década atrás, que persistem ainda na atualidade. Por esta razão, na última parte deste trabalho centra-se no maior peso que deverá ter a didática das ciências sociais na formação do professorado que dará a história em diferentes níveis educativos.

Keywords : Educação; História; Didática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )