SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2En busca de la articulación entre comprensión empática, sensibilidad y dimensión dialógica: contribuciones para la enseñanza de historia en la enseñanza media brasileñaLa progresión del conocimiento histórico en la educación básica: dilemas de la transición entre el nível fundamental y medio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

MIRALLES MARTINEZ, Pedro; SANCHEZ IBANEZ, Raquel  y  ARIAS FERRER, Laura. A formação de professores em didática da história: os modelos de formação e propostas para o desenvolvimento profissional. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.2, pp.497-519. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p497.

Neste artigo de reflexão teórica, apresenta-se, em primeiro lugar, o estado da questão sobre o perfil profissional do professor da Educação Infantil, Primária e Secundária sobre o ensino de história. Comparam-se os resultados dos questionários realizados aos professores pelos organismos da Administração Estatal Espanhola e os resultados de alguns trabalhos realizados por equipes de investigação. Na segunda parte deste artigo, assinala-se o déficit de conhecimentos históricos dos alunos dos Graus de Educação Infantil e Primária da Universidade de Murcia (UMU), a partir dos primeiros resultados obtidos da investigação, iniciada em 2013, pelo grupo de investigação de Didática das Ciências Sociais da UMU. Trata-se de uma investigação de tipo qualitativo sobre as ideias prévias dos alunos a respeito de acontecimentos relevantes da história da Espanha, realizada a partir de questionários com perguntas semiestruturadas e abertas para os alunos. As conclusões destas investigações sugerem que algumas fraquezas na formação académica dos professores de uma década atrás, que persistem ainda na atualidade. Por esta razão, na última parte deste trabalho centra-se no maior peso que deverá ter a didática das ciências sociais na formação do professorado que dará a história em diferentes níveis educativos.

Palabras clave : Educação; História; Didática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )