SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Em busca da articulação entre compreensão empática, sensibilidade e dimensão dialógica: contribuições para o ensino da história no ensino médio brasileiroA progressão do conhecimento histórico na educação básica: dilemas da transição entre os níveis fundamental e médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

MIRALLES MARTINEZ, Pedro; SANCHEZ IBANEZ, Raquel  e  ARIAS FERRER, Laura. A formação de professores em didática da história: os modelos de formação e propostas para o desenvolvimento profissional. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.2, pp.497-519. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p497.

Neste artigo de reflexão teórica, apresenta-se, em primeiro lugar, o estado da questão sobre o perfil profissional do professor da Educação Infantil, Primária e Secundária sobre o ensino de história. Comparam-se os resultados dos questionários realizados aos professores pelos organismos da Administração Estatal Espanhola e os resultados de alguns trabalhos realizados por equipes de investigação. Na segunda parte deste artigo, assinala-se o déficit de conhecimentos históricos dos alunos dos Graus de Educação Infantil e Primária da Universidade de Murcia (UMU), a partir dos primeiros resultados obtidos da investigação, iniciada em 2013, pelo grupo de investigação de Didática das Ciências Sociais da UMU. Trata-se de uma investigação de tipo qualitativo sobre as ideias prévias dos alunos a respeito de acontecimentos relevantes da história da Espanha, realizada a partir de questionários com perguntas semiestruturadas e abertas para os alunos. As conclusões destas investigações sugerem que algumas fraquezas na formação académica dos professores de uma década atrás, que persistem ainda na atualidade. Por esta razão, na última parte deste trabalho centra-se no maior peso que deverá ter a didática das ciências sociais na formação do professorado que dará a história em diferentes níveis educativos.

Palavras-chave : Educação; História; Didática.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )