SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2A formação de professores em didática da história: os modelos de formação e propostas para o desenvolvimento profissionalLivros didáticos no ensino de Ciências Sociais: um compromisso com a formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

CAIMI, Flávia Eloisa  e  OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de. A progressão do conhecimento histórico na educação básica: dilemas da transição entre os níveis fundamental e médio. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.2, pp.521-553. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p521.

O presente estudo parte do pressuposto de que a organização do trabalho escolar, neste caso, a que diz respeito ao ensino-aprendizagem do conhecimento histórico, implica realizar articulações qualificadas entre a epistemologia da ciência de referência e o desenvolvimento das capacidades e habilidades de pensamento dos alunos. Ao considerar que na tarefa de ensinar há que reconhecer tanto a aquisição de conteúdos quanto as capacidades de pensar/aprender, o esforço para garantir a progressão racional do ensino com vistas à complexificação da aprendizagem ganha especial relevância. Na investigação foram elencadas algumas especificidades relacionadas aos processos de ensino/aprendizagem da História no ensino fundamental e médio, tanto do ponto de vista da organização curricular dos conteúdos quanto das capacidades cognitivas do sujeito que aprende, considerando a progressão da complexidade dos conteúdos, conceitos, noções e metodologias. Após revisitar a literatura pertinente e alguns documentos curriculares, a análise ancora-se em duas coleções didáticas de História, uma de cada segmento, no intuito de identificar que decisões são tomadas na organização da proposta histórica e pedagógica e analisar como é entendida/efetivada a progressão do conhecimento histórico entre elas. Os resultados preliminares apontam que são escassas as referências à progressão do conhecimento histórico nos materiais analisados, o que se traduz na dificuldade de apontar o que se almeja como avanços qualitativos para a última etapa da educação básica. De tal forma, o pouco avanço constatado nos documentos quanto aos diferentes potenciais de aprendizagem entre os dois segmentos, não é explicitamente considerado para a composição do livro didático.

Palavras-chave : Aprendizagem; Currículo; Livro Didático.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )