SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2The progression of the historical knowledge in basic education: dilemmas in the transition between basic and high schoolThe elephant in the classroom: the use of websites in History textbooks of PNLD 2012 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

MASSONE, Marisa; EDITH ROMERO, Nancy  and  FINOCCHIO, Silvia. Livros didáticos no ensino de Ciências Sociais: um compromisso com a formação de professores. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.2, pp.555-579. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p555.

Este artigo analisa o papel dos livros didáticos no ensino de Ciências Sociais. Para tanto, recorreu-se a duas pesquisas de doutorado em desenvolvimento. Uma estuda as tênues relações entre a cultura do livro e a cultura digital presente nos textos escolares de História e Ciências Sociais de edições recentes. Metodologicamente centrou-se nas análises de um corpo de livros didáticos para escolas primárias de edições recentes. A outra pesquisa indaga as práticas docentes no uso dos mesmos e seus significados na tarefa de ensinar na escola primária. Optou-se pelo estudo de caso em duas escolas primárias da cidade de Buenos Aires realizadas a partir de observações não participantes das aulas, entrevistas em profundidade com os professores, diretores e bibliotecários e grupo focal com as crianças. Os primeiros resultados revelam, por um lado, que os textos escolares aprofundam uma composição original de hipertexto, expressam os conteúdos através de um discurso escrito e visual, utilizando-se de diversas linguagens. Por outro lado, em relação às práticas se constata que o papel do livro em sala de aula se define pelo significado que os alunos e docentes lhe conferem na dinâmica de cada sala combinando elementos inerentes à cultura escolar: os tempos, os espaços, os climas, as disciplinas, os objetos. A partir destes resultados iniciais será apresentada uma série de considerações para pensar os livros didáticos e seus usos em objetos a serem estudados no campo de formação inicial e continuada dos docentes.

Keywords : Livros Didáticos; Ensino de Ciências Sociais; Práticas Escolares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )