SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2La progresión del conocimiento histórico en la educación básica: dilemas de la transición entre el nível fundamental y medioO elefante na sala de aula: usos de sites nos livros didáticos de História do PNLD 2012 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

MASSONE, Marisa; EDITH ROMERO, Nancy  y  FINOCCHIO, Silvia. Livros didáticos no ensino de Ciências Sociais: um compromisso com a formação de professores. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.2, pp.555-579. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p555.

Este artigo analisa o papel dos livros didáticos no ensino de Ciências Sociais. Para tanto, recorreu-se a duas pesquisas de doutorado em desenvolvimento. Uma estuda as tênues relações entre a cultura do livro e a cultura digital presente nos textos escolares de História e Ciências Sociais de edições recentes. Metodologicamente centrou-se nas análises de um corpo de livros didáticos para escolas primárias de edições recentes. A outra pesquisa indaga as práticas docentes no uso dos mesmos e seus significados na tarefa de ensinar na escola primária. Optou-se pelo estudo de caso em duas escolas primárias da cidade de Buenos Aires realizadas a partir de observações não participantes das aulas, entrevistas em profundidade com os professores, diretores e bibliotecários e grupo focal com as crianças. Os primeiros resultados revelam, por um lado, que os textos escolares aprofundam uma composição original de hipertexto, expressam os conteúdos através de um discurso escrito e visual, utilizando-se de diversas linguagens. Por outro lado, em relação às práticas se constata que o papel do livro em sala de aula se define pelo significado que os alunos e docentes lhe conferem na dinâmica de cada sala combinando elementos inerentes à cultura escolar: os tempos, os espaços, os climas, as disciplinas, os objetos. A partir destes resultados iniciais será apresentada uma série de considerações para pensar os livros didáticos e seus usos em objetos a serem estudados no campo de formação inicial e continuada dos docentes.

Palabras clave : Livros Didáticos; Ensino de Ciências Sociais; Práticas Escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )