SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Some aspects about the acquisition of the writing process by a young child with Down syndromePower and ideology: the corporate model of management skills in a multinational industry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; GONCALVES, Carla Fernanda  and  TUFY, Sandra Pedrosa. A Imagem na Documentação Pedagógica: a integração da comunicação na formação do professor. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.2, pp.645-665. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p645.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os novos desafios, as novas habilidades e os incentivos estatais necessários aos professores para utilizarem as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nos processos de ensino e aprendizagem cujos alunos pertencem a uma nova geração: a geração net. Percebe-se que a educação enfrenta dificuldades para a efetiva e significativa utilização das TDIC no cotidiano das escolas brasileiras e que a maioria dos professores tem recebido uma formação tímida nos cursos de pedagogia nas universidades federais, em relação à apropriação dessas novas tecnologias digitais e suas aplicações pedagógicas relevantes nos contextos escolares. Indicando a necessidade de um olhar mais atento para a formação dos profissionais da educação no que se refere ao uso das TDIC, destaca-se ainda a importância dos incentivos estatais na promoção das políticas públicas voltadas para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de letramento informacional entre os profissionais da educação.

Keywords : Educação; Políticas Públicas; Tecnologias Digitais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )