SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Alguns aspectos sobre o processo de aquisição da escrita por uma criança pequena com Síndrome de DownPoder e ideologia: o modelo corporativo de gestão por competências em uma indústria multinacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; GONCALVES, Carla Fernanda  e  TUFY, Sandra Pedrosa. A Imagem na Documentação Pedagógica: a integração da comunicação na formação do professor. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.2, pp.645-665. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p645.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os novos desafios, as novas habilidades e os incentivos estatais necessários aos professores para utilizarem as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nos processos de ensino e aprendizagem cujos alunos pertencem a uma nova geração: a geração net. Percebe-se que a educação enfrenta dificuldades para a efetiva e significativa utilização das TDIC no cotidiano das escolas brasileiras e que a maioria dos professores tem recebido uma formação tímida nos cursos de pedagogia nas universidades federais, em relação à apropriação dessas novas tecnologias digitais e suas aplicações pedagógicas relevantes nos contextos escolares. Indicando a necessidade de um olhar mais atento para a formação dos profissionais da educação no que se refere ao uso das TDIC, destaca-se ainda a importância dos incentivos estatais na promoção das políticas públicas voltadas para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de letramento informacional entre os profissionais da educação.

Palavras-chave : Educação; Políticas Públicas; Tecnologias Digitais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )