SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Poder e ideologia: o modelo corporativo de gestão por competências em uma indústria multinacionalIdentidade profissional docente: interfaces de um processo em (re)construção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

NOGUEIRA, Francis Mary Guimarães  e  ZUCK, Débora Villetti. A integração da América Latina na educação bolivariana da Venezuela: concreticidade e formação a partir do sul. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.2, pp.703-734. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p703.

O "espectro" da integração latino-americana ronda o continente e nossa inquietação moveu-se pelo desenrolar revelador que adquire na educação bolivariana da Venezuela, de 1999 a 2009. Dessa forma, este artigo propõe-se a identificar e analisar a categoria integração da América Latina expressa nos documentos oficiais e na base legal educacional venezuelana. A integração, concebida como cooperação, solidariedade e complementaridade, tem sido um instrumento importante na luta anti-imperialista, anticapitalista e, num mundo pluripolar, almejado pelo país. Compartilha-se o entendimento de que a educação não tem caráter autônomo nem hegemônico diante das relações sociais em que está "mergulhada". Logo, expressa a categoria analítica nas orientações filosóficas do currículo, no caráter das Escolas Bolivarianas, nos objetivos e conteúdos do Liceu, na definição de Estado Docente e como uma das finalidades na LOE/2009, daí o interesse em perseguir sua concreticidade, pois orienta a formação do "homem novo" venezuelano e a construção do Socialismo do Século XXI.

Palavras-chave : Integração Regional; Venezuela; Política da Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )