SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Integración Latinoamericana en la Educación Bolivariana de Venezuela: concretud y formación desde el surComprar, querer y desear: problematizando las narrativas de niños de la educación primaria acerca del consumo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

SILVA, Maria da Conceição Valença da; AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de  y  MONTEIRO, Ivanilde Alves. Identidade profissional docente: interfaces de um processo em (re)construção. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.2, pp.735-758. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p735.

O processo de (re)construção da identidade profissional docente emerge como temática significativa, cujo foco de estudo envolve a constituição do ser professor. Nesse sentido, esta investigação tem como objetivo refletir o processo de construção da identidade profissional docente, a fim de favorecer uma compreensão dos aspectos nele envolvidos. Para tanto, buscou-se contribuições de estudos que tratam acerca dessa temática, notadamente voltados para essa constituição no âmbito da educação superior. O presente trabalho, ancorado na abordagem de pesquisa qualitativa, foi dividido nas seguintes temáticas: Conceitos de Identidade e Identidade Profissional, no sentido de basilar as reflexões tecidas ao longo do estudo; e Identidade Profissional Docente: exigências e desafios circunstanciais, com ênfase para esse processo na Educação Superior. Ressalta-se, nas considerações (in)conclusivas, que a identidade não é o alicerce da unidade de um grupo, ela é resultante dos processos de identificação e distinção pelos quais um grupo busca formar a sua coesão e marcar a sua posição em relação aos outros grupos. O processo de (re)construção da identidade profissional docente é complexo e vai se constituindo em diferentes espaços e tempos através de variadas trajetórias, sendo individual e coletivo, numa permanente reinvenção de relações pessoais e profissionais compartilhadas culturalmente.

Palabras clave : Identidade Profissional; Formação Docente; Ensino Superior.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )