SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3The Pikler-Loczy approach and the cultural-historical perspective: the little child as a subject in relationsRe-constructing culture in cooperation mediated by the Portuguese Modern School Movement's early childhood pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

PARKER-REES, Rod  and  SINGULANI, Renata Aparecida Dezo. De nós para você para mim: a co-construção da identidade nas interações iniciais. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.3, pp.901-917. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p901.

Desde uma perspectiva histórico-cultural, a relação entre os processos interpsíquicos de interação social "pública" e os processos intrapsíquicos de pensamento "privado" é complexa e recíproca. Embora se possa dizer que a identidade emerge a partir de um "nós" primário, também é possível argumentar que só somos capazes de desenvolver a autoconsciência porque internalizamos formas de interação que são inicialmente vividas entre as pessoas. Neste artigo, será considerada como a construção compartilhada da identidade pode ser entendida em termos de uma habilidade em desenvolvimento para participar do fluxo de informações oferecidas por interações sociais. Argumenta-se que as interações sociais fornecem oportunidades para aprender muito mais sobre outras pessoas (e sobre nós mesmos) do que é acessível à nossa percepção consciente.

Keywords : Infância; Identidade; Internalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )