SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3El enfoque Pikler-Loczy y la perspectiva histórico-cultural: el niño pequeño como sujeto en las relacionesLa reconstrucción cooperada de la cultura mediada por la pedagogía para la infancia del Movimiento de la Escuela Moderna Portugués índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

PARKER-REES, Rod  y  SINGULANI, Renata Aparecida Dezo. De nós para você para mim: a co-construção da identidade nas interações iniciais. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.3, pp.901-917. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p901.

Desde uma perspectiva histórico-cultural, a relação entre os processos interpsíquicos de interação social "pública" e os processos intrapsíquicos de pensamento "privado" é complexa e recíproca. Embora se possa dizer que a identidade emerge a partir de um "nós" primário, também é possível argumentar que só somos capazes de desenvolver a autoconsciência porque internalizamos formas de interação que são inicialmente vividas entre as pessoas. Neste artigo, será considerada como a construção compartilhada da identidade pode ser entendida em termos de uma habilidade em desenvolvimento para participar do fluxo de informações oferecidas por interações sociais. Argumenta-se que as interações sociais fornecem oportunidades para aprender muito mais sobre outras pessoas (e sobre nós mesmos) do que é acessível à nossa percepção consciente.

Palabras clave : Infância; Identidade; Internalização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )