SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3A abordagem Pikler-Loczy e a perspectiva histórico-cultural: a criança pequenininha como sujeito nas relaçõesReconstruindo a cultura em cooperação mediado pela pedagogia para a infância do Movimento da Escola Moderna portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

PARKER-REES, Rod  e  SINGULANI, Renata Aparecida Dezo. De nós para você para mim: a co-construção da identidade nas interações iniciais. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.3, pp.901-917. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p901.

Desde uma perspectiva histórico-cultural, a relação entre os processos interpsíquicos de interação social "pública" e os processos intrapsíquicos de pensamento "privado" é complexa e recíproca. Embora se possa dizer que a identidade emerge a partir de um "nós" primário, também é possível argumentar que só somos capazes de desenvolver a autoconsciência porque internalizamos formas de interação que são inicialmente vividas entre as pessoas. Neste artigo, será considerada como a construção compartilhada da identidade pode ser entendida em termos de uma habilidade em desenvolvimento para participar do fluxo de informações oferecidas por interações sociais. Argumenta-se que as interações sociais fornecem oportunidades para aprender muito mais sobre outras pessoas (e sobre nós mesmos) do que é acessível à nossa percepção consciente.

Palavras-chave : Infância; Identidade; Internalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )