SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3De nosotros para vos y para mí: la co-construución de la identidad en las interaciones inicialesEscuela y explotación del trabajo infantil en el cultivo de tabaco catarinense índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

FOLQUE, Maria Assunção. Reconstruindo a cultura em cooperação mediado pela pedagogia para a infância do Movimento da Escola Moderna portuguesa. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.3, pp.951-975. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p951.

Neste artigo procurou-se contribuir para repensar o papel da escola infantil e do educador na sua relação com as crianças e com a sociedade recorrendo às teoria histórico-cultural e da atividade. Convocou-se o conceito de reconstrução cooperada da cultura, uma das finalidades do Movimento da Escola Moderna portuguesa, procurando explicitar e analisar o seu modelo pedagógico na educação de infância. Baseando-nos em pesquisas levadas a cabo quer por académicos, quer por educadores no seio deste movimento de professores, colocou-se o enfoque em elementos centrais desta pedagogia. Estes elementos, refletidos à luz do referencial teórico referido, procuram contribuir para aproximar a escola da cultura, compreendendo as instituições para a infância como espaço de revitalização cultural e social, onde o currículo decorre de uma gestão cooperada e os circuitos de comunicação revitalizam o encontro humano numa construção mútua de significados e de aprendizagens. A análise dos dados empíricos permite igualmente aprontar caminhos ainda por percorrer no sentido de uma resignificação das práticas educativas institucionais na infância.

Palabras clave : Educação da Criança; Pedagogia e Educação; Cultura e Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )