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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

FOLQUE, Maria Assunção. Reconstruindo a cultura em cooperação mediado pela pedagogia para a infância do Movimento da Escola Moderna portuguesa. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.3, pp.951-975. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p951.

Neste artigo procurou-se contribuir para repensar o papel da escola infantil e do educador na sua relação com as crianças e com a sociedade recorrendo às teoria histórico-cultural e da atividade. Convocou-se o conceito de reconstrução cooperada da cultura, uma das finalidades do Movimento da Escola Moderna portuguesa, procurando explicitar e analisar o seu modelo pedagógico na educação de infância. Baseando-nos em pesquisas levadas a cabo quer por académicos, quer por educadores no seio deste movimento de professores, colocou-se o enfoque em elementos centrais desta pedagogia. Estes elementos, refletidos à luz do referencial teórico referido, procuram contribuir para aproximar a escola da cultura, compreendendo as instituições para a infância como espaço de revitalização cultural e social, onde o currículo decorre de uma gestão cooperada e os circuitos de comunicação revitalizam o encontro humano numa construção mútua de significados e de aprendizagens. A análise dos dados empíricos permite igualmente aprontar caminhos ainda por percorrer no sentido de uma resignificação das práticas educativas institucionais na infância.

Palavras-chave : Educação da Criança; Pedagogia e Educação; Cultura e Educação.

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