SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3Reconstruindo a cultura em cooperação mediado pela pedagogia para a infância do Movimento da Escola Moderna portuguesaIntervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de História índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

CONDE, Soraya Franzoni  e  VENDRAMINI, Célia Regina. A escola e a exploração do trabalho infantil na fumicultura catarinense. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.3, pp.977-996. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p977.

O objetivo deste artigo é refletir sobre as relações entre a escola e a exploração do trabalho infantil no contexto da fumicultura catarinense, considerando as particularidades e os aspectos universais a que os trabalhadores do campo estão submetidos. A pesquisa foi realizada em 11 escolas, com a participação de 1080 crianças e adolescentes dos municípios catarinenses de São Bonifácio, Imbuia e Canoinhas. Observou-se que a existência de uma tênue fronteira entre o trabalho da criança e a ajuda à organização da vida familiar é um elemento fundamental das atuais formas de exploração e generalização do trabalho coletivo. Dessa forma, o lugar ocupado pela escola no campo vai além do ensino e da qualificação necessária ao trabalho na sociedade capitalista. A escola e as unidades de educação infantil são também, dialeticamente, o local do não trabalho, onde as crianças e os adolescentes são poupados da labuta diária, encontram colegas da mesma idade, brincam, aprendem e descansam.

Palavras-chave : Trabalho Infantil; Escola; Campo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )