SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3Escuela y explotación del trabajo infantil en el cultivo de tabaco catarinenseEl perfil dialógico como criterio de evaluación en la formación on line de profesores tutores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

HICKMANN, Roseli Inês; ZEN, Maria Isabel Dalla  y  XAVIER, Maria Luísa Merino de Freitas. Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de História. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.3, pp.999-1017. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p999.

O presente estudo buscou analisar uma experiência metodológica no ensino de História, a partir do processo de intervenção compartilhada numa sala de aula inclusiva, desenvolvida numa Escola Municipal de Porto Alegre, RS, organizada por Ciclos de Formação, na qual a turma do 1º ano do 3º ciclo investigada integrou o Projeto Docência Compartilhada. Tal projeto foi desenvolvido contemplando o planejamento didático-pedagógico e a docência em sala de aula de forma conjunta por duas professoras - uma professora licenciada em História e outra em Pedagogia. Entre os desdobramentos significativos deste estudo, apontou-se a intervenção compartilhada como uma experiência metodológica para o ensino de História. Desta experiência decorreram: um inventário com os registros escritos pelas professoras/pesquisadoras e a leitura dos mesmos pelas professoras-regentes; as reuniões de discussão dos escritos e dos encaminhamentos. Percebeu-se que a partir da intervenção compartilhada, como uma experiência metodológica no ensino de História, os alunos com necessidades educativas especiais apresentaram um tempo e um modo peculiar de se apropriarem dos conhecimentos, assim como os demais alunos sentiram-se interpelados por esse modo singular de aprender. Também se constatou que as professoras-regentes transmutaram-se em protagonistas de práticas pedagógicas ressignificadas, enquanto as professoras-pesquisadoras tornaram-se aprendizes de uma postura investigativa denominada, nesse contexto, de intervenção compartilhada.

Palabras clave : Inclusão; Aprendizagem; Ensino de História.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )