SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3A escola e a exploração do trabalho infantil na fumicultura catarinenseO perfil dialógico como critério de avaliação na formação online de professores-tutores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

HICKMANN, Roseli Inês; ZEN, Maria Isabel Dalla  e  XAVIER, Maria Luísa Merino de Freitas. Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de História. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.3, pp.999-1017. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p999.

O presente estudo buscou analisar uma experiência metodológica no ensino de História, a partir do processo de intervenção compartilhada numa sala de aula inclusiva, desenvolvida numa Escola Municipal de Porto Alegre, RS, organizada por Ciclos de Formação, na qual a turma do 1º ano do 3º ciclo investigada integrou o Projeto Docência Compartilhada. Tal projeto foi desenvolvido contemplando o planejamento didático-pedagógico e a docência em sala de aula de forma conjunta por duas professoras - uma professora licenciada em História e outra em Pedagogia. Entre os desdobramentos significativos deste estudo, apontou-se a intervenção compartilhada como uma experiência metodológica para o ensino de História. Desta experiência decorreram: um inventário com os registros escritos pelas professoras/pesquisadoras e a leitura dos mesmos pelas professoras-regentes; as reuniões de discussão dos escritos e dos encaminhamentos. Percebeu-se que a partir da intervenção compartilhada, como uma experiência metodológica no ensino de História, os alunos com necessidades educativas especiais apresentaram um tempo e um modo peculiar de se apropriarem dos conhecimentos, assim como os demais alunos sentiram-se interpelados por esse modo singular de aprender. Também se constatou que as professoras-regentes transmutaram-se em protagonistas de práticas pedagógicas ressignificadas, enquanto as professoras-pesquisadoras tornaram-se aprendizes de uma postura investigativa denominada, nesse contexto, de intervenção compartilhada.

Palavras-chave : Inclusão; Aprendizagem; Ensino de História.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )