SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de HistóriaO letramento literário na Prova Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

DAVID, Priscila Barros; FREIRE, Raquel Santiago  e  VENTURA, Paula Patrícia Barbosa. O perfil dialógico como critério de avaliação na formação online de professores-tutores. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.3, pp.1045-1072. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p1045.

Este artigo analisa a relação entre a disposição para o diálogo e o índice de aproveitamento de professores-tutores participantes de um curso de formação ofertado na modalidade educacional a distância. A pesquisa teve como objetivo investigar a inclusão dos pilares do diálogo freireano como critérios adicionais dentro do sistema de avaliação da aprendizagem do curso, viabilizando a realização de avaliações formativas. O estudo constou de duas etapas gerais: a transformação dos pilares do diálogo em critérios de avaliação e a aplicação dos mesmos na avaliação da aprendizagem dos alunos. O agrupamento desses critérios denominou-se Perfil Dialógico, construído com base no referencial teórico de Paulo Freire e em estudos empíricos nele fundamentados, os quais analisam processos interativos em cursos nessa modalidade. A investigação contou com a participação de 29 professores-tutores em formação e o tutor-formador. O Perfil Dialógico permitiu observar as ações dos estudantes em todas as atividades do curso, considerando, principalmente, as relações por eles desenvolvidas. Os resultados apontam um alinhamento entre a primazia por contextos dialógicos e um aproveitamento satisfatório em cursos online voltados para a formação de professores.

Palavras-chave : Formação de Professores; Avaliação da Aprendizagem; Educação a Distância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )