SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3The dialogical profile as an evaluation criterion in online tutors trainingThe complexity of children participation in early childhood education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

ESPER, Débora Sodré; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi  and  JUNG, Neiva Maria. O letramento literário na Prova Brasil. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.3, pp.1101-1126. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p1101.

Este artigo apoia-se nos Novos Estudos sobre Letramento (STREET, 2003,2010) segundo os quais letramento é compreendido como um conjunto de práticas sociais de uso da escrita Ao mesmo tempo, leva em conta o conceito de leitura literária (CÂNDIDO, 1981; AGUIAR, 2000; HANSEN, 2005), como uma dentre as muitas práticas letradas das quais os indivíduos participam. A partir de tais conceitos, este artigo tem como objetivos caracterizar a prática de letramento literário proposto na Prova Brasil e analisar como a proposta se aproxima dos conceitos de leitura literária. O corpus da investigação é constituído por exemplos de atividades da disciplina de língua portuguesa da Prova Brasil, destinadas ao 9o ano, disponibilizadas no site do Inep. Os resultados mostraram que na prova há um apagamento da literatura enquanto arte, uma vez que o gênero ficcional é utilizado, na maioria das vezes, para a análise gramatical ou como objeto para leitura na qual a especificidade do texto literário não é contemplada.

Keywords : Letramento; Leitura Literária; Prova Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )