SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3El perfil dialógico como criterio de evaluación en la formación on line de profesores tutoresLa complejidad de la participación de los niños em la educación de la primera infancia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

ESPER, Débora Sodré; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi  y  JUNG, Neiva Maria. O letramento literário na Prova Brasil. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.3, pp.1101-1126. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p1101.

Este artigo apoia-se nos Novos Estudos sobre Letramento (STREET, 2003,2010) segundo os quais letramento é compreendido como um conjunto de práticas sociais de uso da escrita Ao mesmo tempo, leva em conta o conceito de leitura literária (CÂNDIDO, 1981; AGUIAR, 2000; HANSEN, 2005), como uma dentre as muitas práticas letradas das quais os indivíduos participam. A partir de tais conceitos, este artigo tem como objetivos caracterizar a prática de letramento literário proposto na Prova Brasil e analisar como a proposta se aproxima dos conceitos de leitura literária. O corpus da investigação é constituído por exemplos de atividades da disciplina de língua portuguesa da Prova Brasil, destinadas ao 9o ano, disponibilizadas no site do Inep. Os resultados mostraram que na prova há um apagamento da literatura enquanto arte, uma vez que o gênero ficcional é utilizado, na maioria das vezes, para a análise gramatical ou como objeto para leitura na qual a especificidade do texto literário não é contemplada.

Palabras clave : Letramento; Leitura Literária; Prova Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )