SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3O letramento literário na Prova BrasilAscensão e distanciamento na trajetória social, escolar e profissional de um jovem das camadas populares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

AGOSTINHO, Kátia Adair. A complexidade da participação das crianças na educação infantil. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.3, pp.1127-1143. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p1127.

O presente estudo defende a participação e inclusão das crianças na creche e pré-escola para a produção de espaços de educação democráticos que se contraponham à exclusão social e contribuam na produção e consolidação de uma sociedade de afirmação de direitos sociais. A participação das crianças permanece em larga medida por se concretizar, sendo um desafio que precisa ser enfrentado, nas suas contradições, impasses e paradoxos teóricos, sociais e políticos. Ao aprofundar a temática compreende-se sua complexidade teórica, e é sobre esta complexidade que este texto irá se deter. A discussão a respeito da participação das crianças para uma educação democrática se cruza com um conjunto de conceitos importantes que precisam ser aprofundados, compreendidos e conectados, para que seja possível contar com os contributos geracionais na efetivação da educação aqui preconizada, que vençam modelos adulto cêntricos e não pode prescindir da produção teórica de abordagens inclusivas. As crianças como sujeitos de conhecimento e produtoras de sentido têm "voz", são legítimas as formas de comunicação e relação que utilizam para se expressar e, ao fazê-lo, contribuem na renovação e reprodução dos contextos em que participam quando existe quem esteja interessado em ouvir suas vozes. É importante reconhecer as diferentes formas de participação das crianças pequenas com base nos seus padrões culturais e nas suas práticas cotidianas, em questões que lhes são significativas e lhes dizem respeito.

Palavras-chave : Infância; Educação Infantil; Direitos da Criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )