SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3A complexidade da participação das crianças na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

OLIVEIRA, Luiz Fernando de  e  PORTES, Écio Antônio. Ascensão e distanciamento na trajetória social, escolar e profissional de um jovem das camadas populares. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.3, pp.1145-1164. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p1145.

O presente texto traz a análise da trajetória escolar, profissional e social de um ator social oriundo das camadas populares que ingressou em um curso superior altamente seletivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o concluiu, a saber, o curso de Engenharia Elétrica, cursou o Mestrado na mesma área e trabalha como engenheiro em uma companhia energética no estado de Minas Gerais. As reflexões levantadas neste trabalho dizem respeito, principalmente, às mudanças econômicas, culturais e sociais que foram ocorrendo na vida do referido ator no período que vai do ano de 1996, ano de seu ingresso na Universidade, até o ano de 2012, tendo como referência o papel da escola e da Educação, em sentido amplo, nesta trajetória de "sucesso". Como técnica de coleta de dados, foram realizadas entrevistas em profundidade em dois períodos diferentes, de modo a abarcar a escolarização e a vida profissional do ator pesquisado. Os resultados das análises apontam para duas hipóteses centrais: 1) a formação escolar e o ingresso no mundo do trabalho em uma profissão socialmente prestigiada não foram capazes de garantir, até aqui, a incorporação da cultura das elites pelo ator investigado, embora o mesmo tenha incorporado rapidamente a cultura profissional exigida pelo seu cargo, o que se mostrou altamente funcional; e 2) a ascensão social, econômica e cultural do ator parece ter produzido um distanciamento do mesmo em relação às suas origens, distanciamento seguido de certa carga de sofrimento.

Palavras-chave : Sociologia da Educação; Escolarização; Ascensão Social.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )