SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3El desarrollo del lenguaje oral del niño: contribuciones de la Teoría Histórico-Cultural para la práctica pedagógica en el cuidado de niñosLa teoría del juego de Vygotsky , imaginación , creatividad en la practica actual: la "pedagogía creativa del juego " de Gunilla Lindqvist en jardines de infancia en los Estados Unidos y escuelas infantiles suecas inspiradas en el modelo de Reggio Emilia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

TEIXEIRA, Sônia Regina dos Santos. O papel da brincadeira de faz de conta no processo de humanização de crianças ribeirinhas da Amazônia. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.3, pp.855-878. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p855.

De acordo com a teoria histórico-cultural, o ser humano se humaniza reconstituindo em si e por si as características históricas da humanidade. Esse processo ocorre nas relações sociais, via atividade humana mediada por instrumentos físicos e simbólicos. Na fase pré-escolar, a brincadeira de faz de conta é a atividade que guia esse processo. Ao brincar, a criança descobre e se apropria dos conteúdos de seu universo cultural, formando suas qualidades humanas. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é analisar e discutir o papel que a brincadeira de faz de conta desempenha no processo de humanização das crianças, a partir de uma pesquisa realizada com crianças de uma turma de educação infantil de uma escola ribeirinha da Amazônia. As brincadeiras foram transcritas, organizadas em episódios e analisadas de acordo com os princípios metodológicos da análise microgenética de matriz histórico-cultural. Os resultados demonstram que as crianças ribeirinhas da Ilha do Combu, por intermédio dos significados compartilhados com parceiros por ocasião das brincadeiras de faz de conta, internalizam suas relações sociais, constituindo-se, por esta via, como ribeirinhos amazônicas.

Palabras clave : Infância; Educação Infantil; Amazônia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )