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Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

NILSSON, Monica  y  FERHOLT, Beth. A teoria da brincadeira de Vygotsky , imaginação , criatividade na prática atual: a " pedagogia criativa da brincadeira " de Gunilla Lindqvist em jardins de infância nos Estados Unidos e pré-escolas suecas inspiradas no modelo de Reggio Emilia. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.3, pp.919-950. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p919.

O ideal de infância ocidental moderna, com sua ênfase na inocência e maleabilidade das crianças, combinou com várias condições sociais para promover a direção do adulto na brincadeira infantil para alcançar metas de desenvolvimento determinadas pelos adultos e, ao mesmo tempo, a proteção pelos adultos de sua influência nas brincadeiras das crianças. No entanto, novas formas de brincadeiras, na qual adultos entram ativamente para o jogo de faz de conta das crianças como um meio de promover o desenvolvimento e a qualidade de vida tanto dos adultos como das crianças, surgiram recentemente em vários países (Suécia, Sérvia - ex-Iugoslávia -, Finlândia, Japão e Estados Unidos). Neste artigo, discute-se o suporte teórico para essa nova forma de atividade. Defende-se que a reinterpretação da teoria de Vygotsky sobre a brincadeira realizada por Gunilla Lindqvist, com sua ênfase na qualidade criativa da brincadeira, é única entre as teorias contemporâneas sobre o brincar da Europa ocidental e dos Estados Unidos. Descreve-se uma série de intervenções formativas que são ao mesmo tempo instâncias dessa nova forma de atividade e uma investigação de seu suporte teórico, que vem sendo realizada nos Estados Unidos e na Suécia. Pesquisadores do Laboratório de Cognição Humana Comparada da Universidade da Califórnia, em San Diego, têm implementado e estudado a pedagogia criativa da brincadeira de Lindqvist em turmas de primeira infância de escolas públicas nos Estados Unidos. Durante o ano passado o componente central dessa pedagogia, mundos de faz de conta, foi introduzido e estudado em três pré-escolas suecas inspiradas em Reggio Emilia. Em conclusão, alguns dos resultados desses projetos de pesquisa são apresentados.

Palabras clave : Teoria Sócio-Histórico-Cultural; Brincadeira; Educação Infantil.

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