Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Perspectiva
versão impressa ISSN 0102-5473
Resumo
OLIVEIRA, Amurabi Pereira de. Os desafios teórico-metodológicos do Ensino de Sociologia no Ensino Médio. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.3, pp.1019-1044. ISSN 0102-5473. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p1019.
Com o processo de reintrodução da Sociologia na Educação Básica em 2008, muito tem se debatido sobre o Ensino desta ciência nas escolas. No entanto, devido à própria ausência de uma tradição da Sociologia no currículo escolar, a discussão ainda é incipiente e restrita a uma pequena comunidade de pesquisadores. Uma das questões relevantes que emergem ante a esse novo cenário é sobre quais os desafios para a prática docente do professor de Sociologia, nesse sentido, visa-se contribuir para essa discussão por meio de uma reflexão articulada em dois níveis: o primeiro remete aos desafios teóricos, o segundo aos desafios metodológicos do Ensino de Sociologia. Para tanto, recorre-se principalmente à obra de Giddens para compreender a relação entre o conhecimento sociológico e o senso comum, questão, que em nosso entender, mostrasse de suma relevância para o Ensino da Sociologia na realidade escolar. Neste trabalho chama-se a atenção para o fato de que a proximidade com o senso comum abre um campo de possibilidades, mas também se constitui como um desafio para o docente, considerando a "dupla hermenêutica" da Sociologia, o que se apresenta tanto no nível teórico quanto metodológico.
Palavras-chave : Ensino de Sociologia; Prática Docente; Metodologia do Ensino.