SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3Los desafíos teóricos y metodológicos de la Enseñanza de Sociología en la Escuela Secundaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

ANDRADE, Edson Francisco de. A gestão sistêmica da educação: do âmbito nacional ao contexto do poder local. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.3, pp.1073-1100. ISSN 0102-5473.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p1073.

Este artigo aborda o movimento recente de criação de sistemas próprios na gestão da educação Nacional, Estadual e Municipal. O texto está subdividido em três partes. Dessa forma, é analisado primeiramente o significado histórico-etimológico de sistema, assim como as nuances que envolvem sua incorporação ao campo educacional. A segunda parte aborda a interface entre a perspectiva de gestão sistêmica e os fundamentos do Estado federativo brasileiro. Por último, discute-se a relação entre a opção pela criação do sistema de educação no Município e a viabilização da autonomia Municipal para gestar sua Política Educacional. Nas conclusões é realçada a necessidade de construção do Sistema Nacional de Educação como mecanismo articulador da Política Nacional de Educação, com foco na materialização do Regime de Colaboração com os sistemas estaduais e municipais de educação.

Palabras clave : Gestão da Educação; Política Nacional de Educação; Regime de Colaboração.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )