SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1A oralidade e memória: a função das narrativas da educaçãoA literatura infantil na alfabetização: a formação da criança leitora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

BAZZO, Jilvania Lima dos Santos. A oralidade na formação linguística do professor alfabetizador. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.55-75. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n1p55.

Ensinar a leitura e a escrita se constituem nos dois principais eixos norteadores da identidade do professor alfabetizador. Comumente, no ciclo de alfabetização, a linguagem oral é adotada como material físico para o trabalho de representação da escrita, sendo a reprodução da fala priorizada nesse processo em detrimento de seu patrimônio cultural. Ao problematizar esta questão, fundamentada numa perspectiva interacional, histórica e cultural da linguagem, neste artigo se discute sobre a cultura oral e a oralidade como objetos de trabalho e de pesquisa imprescindíveis para a formação linguística do professor. Dessa forma, o que é oralidade? Quais as contribuições dessa atividade social para alfabetizar uma criança? Qual o sentido e os efeitos de um processo de alfabetização que considera a oralidade imbricada ao ensino da produção textual oral, escrita e audiovisual? Conclui-se que ao ensinar as crianças a brincarem com textos, palavras, imagens e sons, o professor alfabetizador as ensina a cultivar e apreciar o belo, a beleza do encantamento, a fantasia e o estranhamento como elementos vigorosos para o aprendizado da humanização. Nesse processo, ele também as ensina a defenderem um posicionamento, quer seja escrito ou oral, a se sensibilizarem e a se colocarem de forma emancipada e criativa diante de qualquer problema ou desafio.

Palavras-chave : Alfabetização; Leitura; Linguagem Oral.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )