SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1La oralidad en la formación lingüística del maestro alfabetizadorTertulia literaria : construyendo caminos para la formación literaria del maestro alfabetizador en la universidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

CHAGAS, Lilane Maria de Moura  y  DOMINGUES, Chirley. A literatura infantil na alfabetização: a formação da criança leitora. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.77-96. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n1p77.

O presente texto aborda algumas formas de se pensar a literatura infantil no ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental. Tem-se, ainda, a pretensão de apresentar algumas possíveis formas de aproximação da literatura nesse nível de ensino. Acredita-se que, ao integrar ativamente a literatura infantil no processo da alfabetização (conhecimentos da oralidade e da escrita, das diversas formas verbais e não verbais de se compreender e descobrir o mundo) e na aquisição e ampliação da linguagem, estaremos contribuindo para a formação literária das crianças. Assim, em um primeiro momento, e sem esgotar o tema, desenvolvem-se algumas questões teóricas em relação à literatura Infantil, à leitura e à criança. No segundo momento, são tecidas algumas reflexões sobre as práticas de leitura que as crianças do ciclo de alfabetização estão vivenciando a partir do contato com o Acervo Complementar do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional de Bibliotecas Escolares (PNBE) incluídos no material distribuído pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Brasil. Ressalta-se uma antiga e permanente preocupação quando se trata da relação literatura e educação no que diz respeito a como tem sido trabalhada a literatura produzida para as crianças. Dessa forma, que implicações têm a literatura inserida nos programas de formação de professor? Finaliza-se o texto dando destaque para os programas de incentivo à leitura como uma contribuição significativa para a formação da criança leitora.

Palabras clave : Literatura Infantil; Formação do Leitor; Ciclo de Alfabetização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )