SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1A oralidade na formação linguística do professor alfabetizadorTertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

CHAGAS, Lilane Maria de Moura  e  DOMINGUES, Chirley. A literatura infantil na alfabetização: a formação da criança leitora. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.77-96. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n1p77.

O presente texto aborda algumas formas de se pensar a literatura infantil no ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental. Tem-se, ainda, a pretensão de apresentar algumas possíveis formas de aproximação da literatura nesse nível de ensino. Acredita-se que, ao integrar ativamente a literatura infantil no processo da alfabetização (conhecimentos da oralidade e da escrita, das diversas formas verbais e não verbais de se compreender e descobrir o mundo) e na aquisição e ampliação da linguagem, estaremos contribuindo para a formação literária das crianças. Assim, em um primeiro momento, e sem esgotar o tema, desenvolvem-se algumas questões teóricas em relação à literatura Infantil, à leitura e à criança. No segundo momento, são tecidas algumas reflexões sobre as práticas de leitura que as crianças do ciclo de alfabetização estão vivenciando a partir do contato com o Acervo Complementar do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional de Bibliotecas Escolares (PNBE) incluídos no material distribuído pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Brasil. Ressalta-se uma antiga e permanente preocupação quando se trata da relação literatura e educação no que diz respeito a como tem sido trabalhada a literatura produzida para as crianças. Dessa forma, que implicações têm a literatura inserida nos programas de formação de professor? Finaliza-se o texto dando destaque para os programas de incentivo à leitura como uma contribuição significativa para a formação da criança leitora.

Palavras-chave : Literatura Infantil; Formação do Leitor; Ciclo de Alfabetização.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )