SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Children's literature in literacy: the formation of the child readerAn integrated view of human learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

BELMIRO, Celia Abicalil; MACHADO, Maria Zélia Versiani  and  BAPTISTA, Mônica Correia. Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.97-117. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n1p97.

Este artigo apresenta reflexões sobre a formação literária de professores de escolas públicas que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, na condição de participantes de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. Iniciado no ano de 2009, o projeto Tertúlia Literária: quem lê também tem muito a dizer concebe a prática da leitura como uma atividade propícia ao estabelecimento de relações intersubjetivas, e, para que isso ocorra, promove encontros mensais com o objetivo de socialização de leituras realizadas a cada mês por professores e mediadores convidados. Em seis anos ininterruptos de encontros e atividades diversas, mantém-se a finalidade de destacar a literatura como uma das leituras que devem fazer parte da vida e, consequentemente, da trajetória de formação dos professores. A experiência acumulada reúne elementos sobre a leitura literária no contexto do Projeto, que busca romper com modelos de formação que dificultam e até mesmo afastam o almejado encontro dos leitores com os livros de literatura. Este texto se propõe a discutir e problematizar aspectos relativos à leitura literária que o Projeto tem revelado, em contexto de formação na Universidade.

Keywords : Literatura; Leitura Literária; Formação Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )