SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidadePressuposto da Teoria Histórico-Cultural para a apropriação da cultura escrita pela criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

GONZALEZ SERRA, Diego. Uma visão integradora da aprendizagem humana. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.119-134. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n1p119.

No percurso histórico da psicologia científica foram desenvolvidas diferentes teorias de aprendizagem que, por serem unilaterais, abordam aspectos parciais. Ao concebê-las de maneira absoluta, ignoram-se outros aspectos fundamentais nesse processo. Como, por exemplo, contrastam-se as teorias de estímulo-resposta, de um lado, e as teorias cognitivas ou humanistas de outro. Por isso, em defesa de um conhecimento mais pleno e objetivo da psique, considera-se necessário trabalhar em prol de uma teoria dialética, sintética ou integradora, no processo de aprendizagem crítica e reflexiva, revendo e integrando tudo aquilo que a psicologia mundial tem contribuído nesta direção. De acordo com o princípio da unidade dialética de análise e síntese, isto não nega, mas afirma a necessidade de teorias analíticas ou parciais para aprofundar a natureza dos diferentes aspectos e fases da aprendizagem humana e animal, sem criação de hipérboles ou abordagens unilaterais. Pela posição dialética, defende-se uma abordagem multilateral que enfatiza o aprendizado humano como um reflexo de seu meio social e histórico, levando-se em conta a função criadora daquilo que se aprende. Por sua grande importância teórica e prática, sugere-se a necessidade de desenvolver e apresentar uma teoria psicológica da aprendizagem como um tema central da psicologia geral e da pedagógica. Como se trata de uma tarefa coletiva e de longo prazo, neste trabalho, busca-se avançar na discussão de alguns critérios para serem refutados, mantidos ou melhorados.

Palavras-chave : Teoria Psicológica de Aprendizagem; Teoria Dialética; Psicologia Geral e Pedagógica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )