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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

MELLO, Suely Amaral  e  BISSOLI, Michelle de Freitas. Pressuposto da Teoria Histórico-Cultural para a apropriação da cultura escrita pela criança. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.135-160. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n1p135.

Este artigo tem como objetivo trazer à discussão alguns pressupostos da Teoria Histórico-Cultural para a reflexão e para a prática de professores e professoras cujo trabalho se volta para a aproximação entre as crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e a cultura escrita. Partindo de pesquisas realizadas por Vigotski e Luria, para quem a linguagem escrita é um instrumento cultural complexo que se desenvolve, na ontogênese, a partir do gesto, do brincar e do desenho, busca-se refletir sobre problemas que têm envolvido as práticas escolares que, a despeito dos esforços que exigem das crianças, não têm contribuído para a formação da sua capacidade de ler e produzir textos. Sendo assim, é apresentado o trabalho de enriquecimento das vivências infantis e das diferentes formas de expressão como possibilidades de um trabalho pedagógico capaz de contribuir para o desenvolvimento da criança.

Palavras-chave : Linguagem Escrita; Teoria Sócio-Histórico-Cultural; Educação Escolar.

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