SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Literacy and dialogism: meetings with the word in lifeThe meanings of literacy in pre-school: some reflections author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

ARAUJO, Liane Castro de; ARAPIRACA, Mary de Andrade  and  MUNIZ, Dinéa Maria Sobral. Professora alfabetizadora: um ofício e muitos fazeres. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.179-199. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n1p179.

Neste artigo discute-se o ofício da professora alfabetizadora de crianças - assumindo o gênero feminino nele predominante - como aquele que envolve um saber fazer relacionado a saberes diversos, vinculados às diferentes facetas do objeto de conhecimento: a língua escrita. Nesse ofício, importa considerar tanto as concepções de linguagem, de ensino e aprendizagem, quanto a dimensão sociocultural mais ampla do trânsito no universo da literatura, da tradição oral, da cultura lúdica infantil e dos diversos gêneros discursivos envolvidos nas práticas de leitura e escrita - aspectos fundamentais no âmbito de uma concepção de alfabetização em contexto de letramento, de múltiplos letramentos. Finalmente, articula-se esse ofício de muitos fazeres e saberes a uma formação docente crítica e reflexiva, que assegure às alfabetizadoras a autonomia e a autoria no seu saber e saber-fazer

Keywords : Alfabetização; Letramento; Formação Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )