SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1The meanings of literacy in pre-school: some reflectionsThe turn of the 21th century and the ramifications of postmodern conceptions of school management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

PEREIRA, Íris Susana Pires; VIANA, Fernanda Leopoldina  and  SILVA, Cristina Vieira da. Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.231-259. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n1p231.

Neste texto recuperamos o quadro teórico proposto por Lee S. Shulman para dar resposta à seguinte questão: Qual o conhecimento de base do professor alfabetizador? A partir desta questão, entende-se que o ensino da alfabetização implica a convocação e a operacionalização de conhecimentos de diferentes naturezas, alguns dos quais subinvestigados e, por isso mesmo, ainda dependentes das intuições e práticas não sistematizadas e dificilmente passíveis de aprendizagem nos contextos de formação académica. Argumenta-se que é pela mesma ordem de razões que a tarefa pedagógica de ensinar a ler se torna difícil de conceber para os jovens professores. Defende-se que o modelo do conhecimento do professor alfabetizador que apresentamos se configura como basilar na concepção da formação do professor alfabetizador no atual contexto formativo português, que também é brevemente caracterizado.

Keywords : Professor Alfabetizador; Formação Profissional; Professores de Educação Básica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )