SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1El sentido de alfabetizar en el nivel inicial: algunas reflexionesEl giro para el siglo XXI y las explanaciones de las concepciones pós-modernas en las políticas de gestión escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

PEREIRA, Íris Susana Pires; VIANA, Fernanda Leopoldina  y  SILVA, Cristina Vieira da. Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.231-259. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n1p231.

Neste texto recuperamos o quadro teórico proposto por Lee S. Shulman para dar resposta à seguinte questão: Qual o conhecimento de base do professor alfabetizador? A partir desta questão, entende-se que o ensino da alfabetização implica a convocação e a operacionalização de conhecimentos de diferentes naturezas, alguns dos quais subinvestigados e, por isso mesmo, ainda dependentes das intuições e práticas não sistematizadas e dificilmente passíveis de aprendizagem nos contextos de formação académica. Argumenta-se que é pela mesma ordem de razões que a tarefa pedagógica de ensinar a ler se torna difícil de conceber para os jovens professores. Defende-se que o modelo do conhecimento do professor alfabetizador que apresentamos se configura como basilar na concepção da formação do professor alfabetizador no atual contexto formativo português, que também é brevemente caracterizado.

Palabras clave : Professor Alfabetizador; Formação Profissional; Professores de Educação Básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )