SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1The turn of the 21th century and the ramifications of postmodern conceptions of school managementCulture, citizenship and cultural heritage: interfaces between the school, the city and cultural policies in the city of Guararema, SP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

JUNGES, Kelen dos Santos  and  BEHRENS, Marilda Aparecida. Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.285-284. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n1p285.

Entende-se que a formação pedagógica permite ao professor universitário a olhar para sua prática pedagógica, interpretá-la e recriá-la, tornando-a também uma fonte de aprendizagem numa perspectiva de mudança e de inovação. Para tanto, optou-se neste texto apresentar uma das questões que compuseram uma pesquisa de tese e tem como objetivo analisar a formação pedagógica como mobilizadora de mudança da prática docente no ensino superior. A pesquisa adotou como metodologia a pesquisa ação em um programa de formação pedagógica com professores universitários de uma instituição de ensino superior pública municipal, denominado de Grupo Docência em Reflexão (GDR). Como instrumento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada com dez dos professores participantes do processo formativo. A categorização dos dados coletados revelou que as mudanças na prática pedagógica dos professores entrevistados, a partir das atividades do GDR, incidiram, especialmente, na percepção do que é ser professor universitário, no relacionamento com os alunos, na organização didática das aulas, na avaliação do processo de ensino e aprendizagem, na reflexão sobre a prática e nas dificuldades encontradas por eles ao implementar uma mudança em sua prática pedagógica. Assim, considerou-se que uma proposta de formação pedagógica orientada e partilhada dos professores universitários, baseada em ações concretas e inserida numa perspectiva reflexiva, além de uma aprendizagem docente mais profunda e duradoura, mobiliza mudanças na prática pedagógica desses professores, incitando uma prática inovadora.

Keywords : Professor Universitário; Formação Pedagógica; Prática Pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )