SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Práctica docente en la educación superir: la formación pedagógica como movilizadora de cambioLa pedagogía históricacrítica y la defensa de la transmisión del saber elaborado: anotaciones sobre el método pedagógico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

FRANCO, Francisco Carlos; NETTO PRADOS, Rosália Maria  y  BONINI, Luci Mendes. Cultura, cidadania e patrimônio cultural: interfaces entre a escola, a cidade e as políticas culturais na cidade de Guararema, SP. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.319-344. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n1p319.

O presente texto aborda a questão do patrimônio material e imaterial e seu potencial educativo na formação cidadã de alunos da educação básica. Tem como objetivo refletir sobre as perspectivas de desenvolvimento de uma Educação Patrimonial em uma cidade educadora. Fundamenta essa discussão estudos que analisam a educação sob uma perspectiva crítica, em que esta supere a simples transmissão e contemplação dos bens patrimoniais destituídas de sentido, presentes em muitas propostas educativas em instituições de educação formal e não formal, de modo, ainda, que haja colaboração com a gestão do patrimônio cultural. Sendo assim, este texto contempla reflexões sobre a educação patrimonial como uma área emergente na educação e analisa uma experiência na região do alto Tietê, no município de Guararema. Os primeiros resultados apontam para considerações de que a Educação Patrimonial deve ser um diálogo permanente entre as vivências, experiências e percepções dos educandos e cidadãos ante os bens culturais e suas formas de ser e de agir cotidianos, com os conteúdos escolares e ações educativas desenvolvidas nas unidades escolares e instituições culturais, como forma de entender os processos constituintes de sua identidade cultural auxiliando na gestão do patrimônio cultural.

Palabras clave : Educação Patrimonial; Cidade Educadora; Patrimônio Cultural.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )