SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Historical-critical pedagogy and the defense of elaborate knowledge transmission: notes on pedagogical methodIntuitive Arithmetic primary course read in textbook: how to teach number and calculation? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

BERGAMASCHI, Maria Aparecida  and  DICKEL, Kátia Simone Müller. Estudantes indígenas em uma escola não indígena: possibilidades para vivências interculturais. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.377-401. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n1p377.

Este artigo decorre da pesquisa em uma escola indígena e em uma escola não indígena, realizada basicamente na perspectiva metodológica etnográfica, durante os anos de 2011 e 2012. Na escola não indígena foi observada a convivência com estudantes Kaingang que concluem o ensino fundamental, iniciado na escola da aldeia. A partir disso, foram descritas situações que mostram a educação e a escola no cotidiano Kaingang, bem como o cotidiano da escola não indígena, como ocorre a convivência e as possibilidades para a interculturalidade, as conflitualidades e as relações de reciprocidade. O olhar dedicado para conhecer e descrever essa relação abre um campo de possibilidades decorrentes de trocas - às vezes desconfianças e isolamentos -, que oferecem contribuições importantes, tanto para a educação e a escola indígena quanto para a educação e a escola não indígena.

Keywords : Interculturalidade; Educação Indígena; Escola Kaingang.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )