SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1La pedagogía históricacrítica y la defensa de la transmisión del saber elaborado: anotaciones sobre el método pedagógicoAritmética Intuitiva del curso primario a partir del libro didáctico: ¿cómo enseñar el número y el cálculo? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

BERGAMASCHI, Maria Aparecida  y  DICKEL, Kátia Simone Müller. Estudantes indígenas em uma escola não indígena: possibilidades para vivências interculturais. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.377-401. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n1p377.

Este artigo decorre da pesquisa em uma escola indígena e em uma escola não indígena, realizada basicamente na perspectiva metodológica etnográfica, durante os anos de 2011 e 2012. Na escola não indígena foi observada a convivência com estudantes Kaingang que concluem o ensino fundamental, iniciado na escola da aldeia. A partir disso, foram descritas situações que mostram a educação e a escola no cotidiano Kaingang, bem como o cotidiano da escola não indígena, como ocorre a convivência e as possibilidades para a interculturalidade, as conflitualidades e as relações de reciprocidade. O olhar dedicado para conhecer e descrever essa relação abre um campo de possibilidades decorrentes de trocas - às vezes desconfianças e isolamentos -, que oferecem contribuições importantes, tanto para a educação e a escola indígena quanto para a educação e a escola não indígena.

Palabras clave : Interculturalidade; Educação Indígena; Escola Kaingang.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )