Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Perspectiva
versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X
Resumo
BERGAMASCHI, Maria Aparecida e DICKEL, Kátia Simone Müller. Estudantes indígenas em uma escola não indígena: possibilidades para vivências interculturais. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.377-401. ISSN 2175-795X. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n1p377.
Este artigo decorre da pesquisa em uma escola indígena e em uma escola não indígena, realizada basicamente na perspectiva metodológica etnográfica, durante os anos de 2011 e 2012. Na escola não indígena foi observada a convivência com estudantes Kaingang que concluem o ensino fundamental, iniciado na escola da aldeia. A partir disso, foram descritas situações que mostram a educação e a escola no cotidiano Kaingang, bem como o cotidiano da escola não indígena, como ocorre a convivência e as possibilidades para a interculturalidade, as conflitualidades e as relações de reciprocidade. O olhar dedicado para conhecer e descrever essa relação abre um campo de possibilidades decorrentes de trocas - às vezes desconfianças e isolamentos -, que oferecem contribuições importantes, tanto para a educação e a escola indígena quanto para a educação e a escola não indígena.
Palavras-chave : Interculturalidade; Educação Indígena; Escola Kaingang.